fbpx

INFORMAÇÕES DO CURSO

10x R$ 28,00
8h de curso
Professor Carlos Ramalhete
Sem pré-requisitos

Feliz é quem sai ileso da escola; a maior parte das pessoas sai de lá com profundo horror àquela experiência, que ainda por cima é associada ao termo “estudo”. O básico do básico do que deveria ser ensinado ali – ler, escrever, e fazer contas – só uma minoria consegue aprender durante aquele tempo, e em geral fora de lá. Mais de metade dos alunos universitários de hoje, depois de mais de treze anos de escola, é incapaz de entender um texto simples.

Estudar, então, quase ninguém sabe. É por isto, e para preparar os alunos para que possam cursar os demais cursos da Quinta São Tomás, que demandarão estudo sério, intensivo e focado, que resolvi criar este cursinho básico, introdutório. Ao contrário do grosso do que se diz “curso” por aí, não se trata de uma série de vídeos. Não estamos no ramo da venda de acesso a arquivos digitais. Quem quiser assistir vídeos em vez de estudar sempre pode ir assistir de graça aos do curso, que estarão à disposição de todos no Youtube. Maratona de série é uma coisa; estudo é outra, totalmente diferente.

A primeira coisa, claro, é entender o que significa estudar e, óbvio, para que serve o estudo. A familiaridade com o sentido de termos relacionados entre si, mas que a maior parte das pessoas não saberia dizer direito do que se trata, como “aprendizado”, “treinamento”, “conhecimento”, “inteligência”, “compreensão”, “apreensão”, entre outros, formam a primeira parte do curso.
Em seguida, os diferentes modos pelos quais se opera aquela mágica que São Tomás de Aquino, nosso patrono e padroeiro dos estudantes, sintetizou na frase “nada há no intelecto que primeiro não tenha passado pelos sentidos”. Em outras palavras, como algo “lá fora” da nossa cabeça entra nela e se torna parte do nosso arsenal mental. Há pessoas e pessoas, e o que funciona para um pode não funcionar para outro. Veremos como isto ocorre, para que o aluno possa identificar como ele mesmo aprende melhor.

Em seguida, trataremos de técnicas de estudo de todos os tipos, para que se possa aprender a apreender a partir não apenas de textos, mas também (o que é infinitamente mais difícil!) de palestras filmadas ou gravadas, da observação do mundo ao redor, e de onde mais houver conhecimento a buscar. Ensinaremos truques e dicas & quebra-galhos para usar melhor as características comuns a todos os seres humanos e as que nos são particulares, métodos de não apenas entender e memorizar, mas de saber como e quando se pode, se deve ou não se deve memorizar algo.

E, claro, finalmente, veremos como “botar para fora” da nossa cabeça o que aprendemos a “botar para dentro” e, lá dentro, a trabalhar. Muitos exercícios e testes, claro, serão necessários para que os alunos possam realmente não apenas aprender, mas ter certeza de que aprenderam, e aprenderam certo. Quem completar o curso e provar que apreendeu o seu conteúdo receberá um certificado. Este, todavia, valerá infinitamente menos que o aprendido no curso, que o aluno saberá aplicar a tudo ao longo de toda a vida.

Teoricamente, todos nós estudamos. A escola, ainda mais teoricamente, seria um lugar em que não apenas estudamos, mas também aprendemos a estudar. Na realidade, contudo, a teoria é outra, completamente diferente. A escola hoje em dia é, via de regra, simplesmente um lugar em que se guardam crianças e adolescentes. O que deveria ser estudo acaba sendo apenas um amontoado de truques baixos usados para mantê-los ocupados: apresentação de um monte de coisas sem pé nem cabeça, seguida no máximo dois meses depois de uma prova de regurgitação, sendo então tudo prontamente esquecido.

INFORMAÇÕES DO CURSO

10x R$ 28,00
8h de curso
Professor Carlos Ramalhete
Sem pré-requisitos

MATRICULAS ABERTAS!

Preencha e fique sabendo das novidades.